War Of The Worlds - Mobile Game (2005)


Se a minha memória caótica não me enganar, esse é o primeiro jogo que eu comprei e baixei para o meu segundo celular que tive, o Samsung X480. E vou falar pra vocês, com tanta opção melhor, eu estreei o meu aparelho com essa porcaria.

War Of The Worlds (Guerra dos Mundos) é um filme de 2005, regravação do filme clássico de mesmo nome feito em 1953, que foi baseado no livro de mesmo nome escrito por George Wells. Teve várias adaptações durante os anos para diversas plataformas.



E vou te dizer, imitar o estilo Rampage e causar pânico no mundo até que me pareceu ser uma ideia interessante, mas no final, se mostrou muito pobre de execução. Afinal, Rampage só é divertido de verdade quando se tem um amigo causando contigo, já que jogar sozinho não tem a metade de graça, por causa do seu fator repetição: Destrói, destrói e tente sobreviver até o final.

Aqui é a mesma coisa: Você controla um dos vários tripods alienígenas e o objetivo é matar e destruir todo obstáculo que aparecer na sua frente. 

Existe duas formas de atacar: Os projéteis de fogo, que é o tiro básico que pode ser aprimorado pegando os power-ups, e o especial que no jogo é representado como um raio azul. É o equivalente a polícia que limpa-tudo no primeiro jogo da franquia Streets Of Rage. 




Se você não destruir os prédios e só ir pisando neles, não causa dano e só diminui a sua velocidade, e o objetivo é encher a barra para chegar o mais rápido possível no final. O único jeito de perder é se deixar o tempo acabar. 

E toda a jornada se resume a destruir tudo que vier pela frente, encher a barra de power-up e não deixar o tempo acabar. 

Sempre na última parte, há um chefão, que varia de um grande prédio histórico até a tanques de guerra gigantes que parecem ter saído de um jogo da franquia Metal Slug.



É interessante o jogador se tornar o vilão e causar o maior caos possível em um curto espaço de tempo, o problema é que enjoa fácil, já que a duração é um pouco mais longo do que deveria, ea falta de variação na jogabilidade só prejudica mais o fator replay.

Numa entrevista da época com o produtor Vincent Cotte, ele disse que respeitou a história do filme, já que os alienígenas não podem ser destruídos por meios convencionais, apesar das matérias de jornais que notificam sempre uma nova tentativa de "arma secreta" para destruir os alienígenas. No final do jogo, eles conseguem derrotar os tripods, apesar do jogador que está controlando um dos aliens não ser afetado por essa arma e, supostamente, desaparecer da vista de todo o mundo. Talvez para morrer solitário, ou ter escapado do mundo...? Uma brechinha para uma continuação que obviamente, nunca ocorreu.


"A raça humana foi salva! As notícias que estão chegando do mundo é que a destruição dos Tripods foram causadas pelo vírus. Mas parece que um escapou..."

É um tanto estranho ele ter tirado uma nota tão alta na época de seu lançamento, talvez pela empolgação do filme, ou pelo pessoal estar acostumado com esse tipo de gameplay sem muita variedade.

Sendo bem pé no chão, esse jogo é uma diversão rasteira e rápida, apenas para se distrair.  Provavelmente foi planejado para umas partidinhas de vez em quando para matar o tempo. Porém, pode ser decepcionante para quem procura algo mais complexo ou profundo sobre a franquia.

No meu caso, serviu para diversão rasteira, e rejogando depois de quase 10 anos, não me causou o mesmo interesse do passado. Mesmo assim, serviu para matar saudades e provar que a nostalgia nem sempre traz alegria.


Parabéns! Acabei com mais da metade dos humanos!

Ficha técnica:

Título: War of The Worlds
Publicação: Gameloft
Desenvolvimento: Gameloft
Lançamento: 09 de Junho de 2005
Plataforma: J2ME

A lista dos jogos que irei rever nesse mês:
Esta é a postagem 3 de 12.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miami Nights 2: The City is Yours (2009)

O Mundo Obscuro de Sonic: OC's, Personagens Grávidos e HQ Pesada do Tails Pedoleiro

New York Nights 2: Friends For Life (2008)