O Gângster - O Jogo Móvel (2007)

Texto revisado em 23/04/2023 com a adição de um vídeo com o jogo completo no final do post.

Sempre tive fascínio pelo universo gângster apesar de ter muito pouco conhecimento sobre o assunto. Então, quando eu peguei esse jogo baseado no filme de mesmo nome, pensei que ia ser uma experiência totalmente marcante. 

Obviamente me enganei.

A Gameloft, indo na mesma linha do sucesso anterior Gangstar: Crime City, O Gângster é só outra variação sem-vergonha e utilizando a engine do mesmo apenas acrescentando um elemento ou outro para não ter aquela desculpa de "não é totalmente igual, tem alguma coisa diferente, então é uma experiência totalmente nova".



A história é a mesma do filme mas adaptada para um jogo de celular. O jogador controla primeiro o Frank Lucas, um humilde jovem que pensa grande e já consegue o seu primeiro bico logo de cara ao desembarcar nos Estados Unidos: Assaltar uma loja de bebidas. Na fuga, ele tromba com um dos mafiosos mais importantes do Harlem que tenta ajudar o rapaz e ainda fala que ele não tem ambição por roubar algo tão "simples". Ele faz alguns trabalhos para o chefão e quando esse morre de ataque cardíaco, ele usa sua astúcia para dominar o submundo da cidade. Em seguida, um investigador está no encalço dele para desmantelar o reinado de venda de drogas de Lucas que cresceu rapidamente.

Tudo muito bom, muito bonito e resumido a uma jogatina de no máximo 1 hora e meia (até umas 2 horas se você não for bom nos mini-games). E isso não é incômodo nenhum se não fosse, como eu disse acima, uma variação sem sal de Gangstar: Crime City. Vou fazer uma comparação rápida com imagens para vocês sacarem o quão parecido é.

Há um tutorial logo de início ensinando quais botões você aperta para se locomover no jogo. American Gângster? Também.



Também tem um tutorial ensinando como dirigir, com setas indicativas para qual direção você tem que ir. American Gângster? Também.



A qualquer momento pode aparecer um bandido querendo te matar. American Gângster? Também.



O sistema de procurado e os policiais são incompetentes e só te pegam se você ficar parado. American Gângster? Também.


Cinco estrelas e nenhuma alma na rua 


Quando você entra no carro, toca uma música como se fosse uma rádio. American Gângster? Também.  
 
Já entenderam, né?

As grandes diferenças são a "persuasão" com os traficantes em um jogo de Genius (Aquele jogo antigo em que você tem que seguir uma sequência de luzes na mesma ordem) e quanto mais traficantes você recruta por esse método, mais grana você ganha. Quando você assume o policial, há um mini game de caça-palavras. E eu fico imaginando que essa é a maneira para solucionar os casos mais carrancudos da força policial. Aliás, esses jogos enjoam fácil e o caça-palavras vira um porre no nível 3. E que tipo de jogo bota um CAÇA-PALAVRAS EM UM JOGO DE GÂNGSTER?????



O jogo varia entre a visão de Frank Lucas subindo na carreira do crime e se livrando dos problemas e desafetos e o investigador Riche Roberts trabalhando em pequenas investigações, subindo de cargo aos poucos e batendo de frente contra a corrupção no próprio distrito e derrubando o reinado de Frank Lucas.

Uau, que nem o filme!



É uma pena que o potencial do filme e não é bem aproveitado, afinal, você só faz o que mandam e acabou, não há liberdade nenhuma, o jogo é totalmente linear. Aí vocês podem pensar "Ah, mas está seguindo a história do filme" mas aí eu digo que, precisa seguir a história certinha? Não pode ADAPTAR certas coisas para essa mídia? Ou melhor ainda, produzir um gameplay mais divertido?

Uma coisa bacana apesar de tudo é que há um final alternativo... Que nem o filme! Pelo menos na versão que saiu em DVD tem um final alternativo: Se você quer salvar a pele do Frank é só aceitar a opção para ver o "final alternativo".

Que é fácil e achei uma porcaria, infelizmente. Mas serve como curiosidade narrativa, afinal eram poucos jogos mobile com dois finais. E não, não tem confronto final com dezenas de bandidos, apesar de ter rolado um confronto com centenas de bandidos umas missões atrás.



O que mata a missão final é que você ganha o máximo de procurado e é só... Pegar o carro e andar dois quarteirões. Sem brincadeira, o final alternativo não cobre nem metade da cidade, é só pegar um carro rápido e fugir. E quando você é o policial, pode fazer a farra porque não existe nível de procurado. Não tem punição!

American Gangster não é um jogo ruim, ele até diverte, mas parece uma piada que você ouve pela vigésima vez: Sabe de cor, até dá uma risada se for em um momento inesperado,mas ela não tem a mesma graça de antes.


SPOILERS!
Final Normal                                                          Final Alternativo

Gameplay completa pra você que enroscou em alguma parte ou tem preguiça de jogar/rejogar

 

 

Ficha técnica:

Título: American Gangster - The Mobile Game (O Gângster - O Jogo Móvel)
Publicação: Gameloft
Desenvolvimento: Gameloft
Lançamento: 1 de Novembro de 2007
Plataforma: J2ME


A lista dos jogos que irei rever nesse mês:
Esta é a postagem 4 de 12.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miami Nights 2: The City is Yours (2009)

O Mundo Obscuro de Sonic: OC's, Personagens Grávidos e HQ Pesada do Tails Pedoleiro

New York Nights 2: Friends For Life (2008)