O Gângster - O Jogo Móvel (2007)
Sempre tive fascínio pelo universo gângster apesar de ter muito pouco conhecimento sobre o assunto. Então, quando eu peguei esse jogo baseado no filme de mesmo nome, pensei que ia ser uma experiência totalmente marcante.
Obviamente me enganei.
A Gameloft, indo na mesma linha do sucesso anterior Gangstar: Crime City, O Gângster é só outra variação sem-vergonha e utilizando a engine do mesmo apenas acrescentando um elemento ou outro para não ter aquela desculpa de "não é totalmente igual, tem alguma coisa diferente, então é uma experiência totalmente nova".
Tudo muito bom, muito bonito e resumido a uma jogatina de no máximo 1 hora e meia (até umas 2 horas se você não for bom nos mini-games). E isso não é incômodo nenhum se não fosse, como eu disse acima, uma variação sem sal de Gangstar: Crime City. Vou fazer uma comparação rápida com imagens para vocês sacarem o quão parecido é.
Há um tutorial logo de início ensinando quais botões você aperta para se locomover no jogo. American Gângster? Também.
A qualquer momento pode aparecer um bandido querendo te matar. American Gângster? Também.
O sistema de procurado e os policiais são incompetentes e só te pegam se você ficar parado. American Gângster? Também.
As grandes diferenças são a "persuasão" com os traficantes em um jogo de Genius (Aquele jogo antigo em que você tem que seguir uma sequência de luzes na mesma ordem) e quanto mais traficantes você recruta por esse método, mais grana você ganha. Quando você assume o policial, há um mini game de caça-palavras. E eu fico imaginando que essa é a maneira para solucionar os casos mais carrancudos da força policial. Aliás, esses jogos enjoam fácil e o caça-palavras vira um porre no nível 3. E que tipo de jogo bota um CAÇA-PALAVRAS EM UM JOGO DE GÂNGSTER?????
O jogo varia entre a visão de Frank Lucas subindo na carreira do crime e se livrando dos problemas e desafetos e o investigador Riche Roberts trabalhando em pequenas investigações, subindo de cargo aos poucos e batendo de frente contra a corrupção no próprio distrito e derrubando o reinado de Frank Lucas.
Uau, que nem o filme!
É uma pena que o potencial do filme e não é bem aproveitado, afinal, você só faz o que mandam e acabou, não há liberdade nenhuma, o jogo é totalmente linear. Aí vocês podem pensar "Ah, mas está seguindo a história do filme" mas aí eu digo que, precisa seguir a história certinha? Não pode ADAPTAR certas coisas para essa mídia? Ou melhor ainda, produzir um gameplay mais divertido?
Uma coisa bacana apesar de tudo é que há um final alternativo... Que nem o filme! Pelo menos na versão que saiu em DVD tem um final alternativo: Se você quer salvar a pele do Frank é só aceitar a opção para ver o "final alternativo".
Que é fácil e achei uma porcaria, infelizmente. Mas serve como curiosidade narrativa, afinal eram poucos jogos mobile com dois finais. E não, não tem confronto final com dezenas de bandidos, apesar de ter rolado um confronto com centenas de bandidos umas missões atrás.
O que mata a missão final é que você ganha o máximo de procurado e é só... Pegar o carro e andar dois quarteirões. Sem brincadeira, o final alternativo não cobre nem metade da cidade, é só pegar um carro rápido e fugir. E quando você é o policial, pode fazer a farra porque não existe nível de procurado. Não tem punição!
American Gangster não é um jogo ruim, ele até diverte, mas parece uma piada que você ouve pela vigésima vez: Sabe de cor, até dá uma risada se for em um momento inesperado,mas ela não tem a mesma graça de antes.
Gameplay completa pra você que enroscou em alguma parte ou tem preguiça de jogar/rejogar
Ficha técnica:
Título: American Gangster - The Mobile Game (O Gângster - O Jogo Móvel)
Publicação: Gameloft
Desenvolvimento: Gameloft
Lançamento: 1 de Novembro de 2007
Plataforma: J2ME
A lista dos jogos que irei rever nesse mês:
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