Miami Nights 2: The City is Yours (2009)

 
Texto revisado em 14/04/2023 com adição de vídeos e novas informações. Jogado na versão mais recente do Miami Nights 2 que é a mesma que tem no Gameloft Classics.
  
 
Dediquei a minha adolescência aos jogos e eles eram a minha fuga da realidade. Mas diferente de outras pessoas com maior poder aquisitivo, eu não tinha condições para comprar os consoles do momento como PS3, XBOX 360. Porém, tive outra alternativa: O celular. Hoje em dia, se você não anda com um celular no bolso, te chamam de estranho ou desinibido (já me olharam torto por causa disso), mas no longínquo ano 2008, eu não tinha motivos para comprar um. Mas teve duas funções que me chamaram a atenção: A câmera e os jogos Java. Sem eles, provavelmente eu seria um cara culto e sério (ainda bem que não sou).

Só quem viveu o auge dos jogos de celular conheceu a dificuldade pra arranjar jogos, e ainda por cima, conseguir em Português Brasileiro. Havia também o problema do preço: Além de ser caro, havia o risco de baixar um jogo pesado e ele nem funcionar direito e sem pedido a reembolso! E como a molecada não trabalhava, ficava difícil descolar 10 reais para cada lançamento e 10 reais era uma fortuna.

Com tanta alegria e desgraça marcada nesse auge tecnológico, declaro que nesse mês teremos uma MARATONA GAMELOFT, com alguns jogos que me marcaram e nunca sairão da minha cabeça. É importante relembrar e deixar como registro por duas razões:
Já faz quase 10 anos que eu não mexo com jogos de celular, o máximo foi uma variação pirateira do PUBG. E parece que toda a curiosidade e informações dessa era se perdeu, já que a categoria de games mobile é sempre mencionada como um "entretenimento rápido e sem importância". (In)felizmente, não penso dessa maneira. É só tentar fazer uma pesquisa mais a fundo que quase não há detonados ou informações úteis internet afora, como por exemplo, os segredos ou códigos de jogos mobile.

A lista dos jogos que irei rever nesse mês:

Quem já leu a minha análise anterior sobre o primeiro jogo da franquia Miami Nights - Single In The City sabe que ele foi o melhor jogo de simulação de celulares que já joguei. E não foi por acaso, já que a franquia The Sims estava na minha cabeça e foi fácil eu passar horas e horas explorando todas as possibilidades nesse game. Mas eu nem desconfiava que esse era apenas um dos diversos jogos da franquia. Além da continuação, existem outras variações lançadas pela mesma empresa, como Paris Nights, Tokyo Nights, New York Nights, etc; todos com o mesmo estilo e mecânica, apenas mudando a cidade.

Demorou um pouco para jogar a continuação, afinal, as informações eram escassas e eu não tinha noção de baixar arquivos e passar eles pro celular, pensava que só podia fazer isso no celular mesmo. Mas depois de passar por todas essas dificuldades, tive que me contentar com a versão "pobre". 



Ajudando o Poderoso Chefão na versão capada e na completa, e em ambas nos damos mal

Explico: Na época, os celulares tinham (e ainda tem) vários tipos de resoluções e capacidades. Para se ter noção se o seu celular era poderoso, era só comprar o que tinha a tela maior. Claro que não é assim que se descobre se um celular é bom ou não(principalmente hoje em dia), mas como eu não tinha noção de configurações, sistema, memória, etc., eu me guiava por esse método. E foi aí que começou os problemas.

Em 2008, eu tinha um Sony Ericsson W200i, provavelmente o melhor celular que tive na minha vida, se não for O melhor. Pra resumir esse aparelho, de uma forma simples, era como se fosse uma canivete suíco: Tinha de tudo e servia para qualquer situação, exceto se a situação for muito pesada. Eu sabia que para um jogo rodar decentemente tinha que ter pelo menos a resolução 240x320 ou 320x240. O problema do W200i é que o tamanho do aparelho era de 128x160. Mas isso não me impediu, o jeito era engolir a birra e ir no celular da minha mãe, que tinha tela maior. Problema resolvido, não é verdade? Quase.
E chega de relembrar o passado. 



É difícil falar de continuações sem se repetir, afinal, no meu post sobre o primeiro jogo, eu já expliquei tudo que consiste a série Nights: Saia por aí e faça o que bem entende. Mas tem algumas novidades no meio e vou comentar mais sobre a minha experiência em geral.

Para início de conversa, eu peguei uma versão bugada e pobre: Não tem as paredes em volta do chão de madeira como dá pra reparar na imagem acima, além de vários problemas nos gráficos, falta de balões de fala, mas é o mesmo jogo, só que curto.
 
Atualização: Em 2023, eu re-joguei a melhor versão do Miami Nights 2, sem falta de textos, bugs visuais, ou seja, a experiência completa. Se você quer ver como é essa versão, tem um vídeo no final com toda a jogatina do início até o fim. O texto está atualizado adicionando imagens da versão completa ao lado da versão capada de Touchscreen e falando um pouco sobre esses momentos faltantes.


A história é parecidíssima com a do jogo anterior, em que você começa com nada, nem uma moradia, até que seu amigo te ajuda com o básico, te apresenta a um contato que vai te levar até o topo do sucesso e por aí vai. Mas falar de história na série Nights é como falar de uma piada repetida e requentada. Conhece aquela do "Não, nem eu" mas a pessoa fala o ano atual para acrescentar uma novidade? Pois é.

Não há nada que mude o final ou que te deixe em problemas para ter um Fim de Jogo. Talvez por problemas de limitações ou falta de vontade não ousaram em ser mais ambiciosos e seguiram a mesma linha da aventura anterior: Um jogo rápido. Se fizer tudo correndo, dá pra zerar o game em 2 horas e meia, ao contrário do anterior que se fecha em menos de 1 hora.



Mas o que dá pra apontar como um passo pra trás é que deram uma bela "amenizada". A minha reclamação principal é que não dá mais pra transar no meio da rua, uma coisa que me deixou chocado no primeiro jogo. Agora, a opção é somente para "dar uns amassos", que por si só é apenas um beijo mais longo, o que perde um pouco da graça, já que você oferecer ou a pessoa chegar em você e querer trepar no meio da rua, com todo mundo passando e ninguém ligando era estranho e até engraçado! Talvez pra atingir um público maior eles tiraram essa pouca-vergonha, o que é compreensível, mas era melhor não ter a opção "dar amassos" sendo que não é um amasso de fato.
E como um beijo longo aumenta a saúde mas diminuí a HIGIENE???!!!

Amasso inocente, que não chega nem perto do amasso do primeiro Miami Nights...

... Mas que é tratado como um pega violento.

E como notaram pelas imagens acima, eu dei um amasso num cara. Que nem o jogo anterior! E é interessante como nessa série, você pode catar todo mundo, seja homem ou mulher. Naqueles tempos em que o preconceito ainda era muito forte, é bem ousado que uma franquia permitisse esse tipo de envolvimento, sendo que a molecada provavelmente não tinha acesso a esse tipo de jogo no celular, só os adultos, o que explica toda essa "liberdade'. Nessa época, celular era pra um grupo muito restrito (ou seja, adultos que tinham dinheiro) e só perto do fim dos anos 2010 é que os adolescentes começaram a ter celular e a massificação do aparelho pegou forte. Iphone já estava bombando na época e os celulares com Java ainda estavam na posta por ser mais baratos.
E só pra deixar claro, não são todos os homens que dá pra namorar, são personagens bem específicos e não parecem estereotipados, como dá pra ver pelas imagens.

Algumas novidades que temos é um caixa eletrônico para depositar o dinheiro, que só serve para pagar o aluguel e doação. E depositar não tem necessidade nenhuma porque existe roubo ou ladrões. Além disso, há uma missão secundária: Os sete duendes/anões do dono da casa sumiram e você precisa procurar eles. Não é obrigatório e nem ajuda a chegar aos 100%, mas no final ele te dá uma quantia em dinheiro. É uma boa opção para se distrair enquanto anda pra lá e pra cá. E tem o tutorial pra achar todos no final deste post!


Anões Brasileiros

Depois de 20 minutos de jogatina, a ricassa vai te fazer uma pergunta sobre a sua ambição em Miami, ou seja, o que você planeja da vida. Eu sempre tento ir na profissão mais tranquila, já que o final é sempre o mesmo, e dito e feito: Escolhi a opção de Magnata da Mídia. Na versão completa, há uma opção a mais: Estrela da Alta Sociedade.


Qual é a sua ambição em Miami? Na versão capada, só temos três opções.

O que eu achei curioso mas mal executado é as várias opções para descobrir se você é um cara correto ou só veste uma máscara. Há vários momentos onde dá pra agir como uma boa pessoa ajudando os outros ou ser um marginal as prejudicando. Eu segui todo o caminho sendo um cara bom e apenas me aproveitando na situação final tendo um ótimo motivo para isso. Mas em nenhum momento eu sofri uma penalidade gravíssima, como se me desse a sensação de refazer o game inteiro para que eu escolha sempre o certo. Não, aqui você pode ser o pior ser humano que o final é o mesmo. Explico logo logo. 
 
Há muitos momentos sem noção nenhuma, como o encontro com Hal Pachinko, obviamente parodiando o Al Pacino em Scarface. O primeiro encontro com ele, o que pensa ser uma negociação séria, e vira palhaçada: O cara te convida pra um Tango! Nas missões seguintes ele fala sobre botar cadáveres em freezers separados, o que não dá medo nenhum e só causa constrangementos.
 

Em seguida, liberamos nosso amigo da prisão, procuramos emprego, pegamos uma câmera em um banheiro químico... Momentos que nos lembram o jogo anterior! Fica parecendo que o jogo é mais uma comédia pastelão do que uma verdadeira experiência "The Sims" no celular.
 
No segundo encontro com o Hal, nos é oferecido um emprego para entregar uma pizza muito suspeita e... Vitaminada! É uma referência a drogas, como no jogo anterior. Mas é meio surreal ter isso bem escancarado e retirarem o sexo no meio da rua. Drogas? Tudo bem! Agora indecência em via pública? Esquece!


E é claro que não falta os momentos de aumentar o Sex Appeal, as baladas, salões de beleza, troca de roupas e os momentos esquisitos, como pegar um mapa na boca de um crocodilo, o que só é possível dando uma pizza bastante VITAMINADA!



O final e é pouco decepcionante, resumido toda essa correria a uma simples caça ao tesouro que é comentada por um bêbado no cais perto de sua casa (Se você escolher morar na praia, em Pelican Island. Se for em Little Havana, é preciso se deslocar até a praia para encontrá-lo). É engraçado como algo tão precioso cai nas suas mãos e uma solução fácil para justificar a cena inicial.
 

Com o jogo finalizado, não achei tão divertido ser bonzinho apenas para ser o boa pinta, então re-joguei tudo, mas dessa vez sendo a pessoa mais desprezível do mundo, um verdadeira sarna na sociedade. 


Doei 500 dólares para os necessitados e arrombei o caixa eletrônico recuperando meu dinheiro. Fazendo o mesmo na versão completa.

E isso influencia no final? 
 
...
 
Não.

A fase final com a Caça ao Tesouro é igualzinha e mesmo sendo um mala com todos, você se beneficia do mesmo jeito. Recomeçando o jogo do zero, eu me vesti como um Coringa de baixa renda e fui causar por aí... E nunca pensei que quebrar as regras fosse tão simples e sem graça.

Você pode arrombar caixas eletrônicos, mijar em cartazes, socar as pessoas, roubar, maltratar os cachorros, urinar na água da praia, namorar com todo mundo, romper com todo mundo, e a única coisa que acontece é a barra de Crime encher em 100% é ir atrás das grades... e pagar 200 dólares de multa e sair livre. Pra não falar que não acontece nada, o máximo que ocorre é perder pontos de status e a pessoa ficar furiosa com você.


Ajudando Hal Pachinko, uma clara referência ao Al Pacino e o personagem que Tony Montana, que ele interpretou em Scarface (1983).

Nem pense que será um Mass Effect ou The Walking Dead, não há nada parecido com isso!
Bateu em alguém e ela te odeia? Peça desculpas, dê um presente e ela esquece de tudo. Que bonito, não é verdade? Quem dera fosse assim na vida real...


Como é facil bajular as pessoas. Isso só rolou na versão capada, na completa a câmeraman naõ pariu pra cima de mim. Talvez seja por falta de corações ou ela nem tinha visto.

É decepcionante? É, mas aí você lembra que é um jogo de uns 900kb de celular e sua frustração cai por terra. Mas eles se esforçaram, dá pra notar um belo esmero nas falas, no jogo em si, apesar do roteiro ser bem sem noção.

E depois de vitaminar mendigos, fazer cirurgias plásticas, pegar a moça da imobiliária, chega a tão desejada caça ao tesouro, em que ajudamos o capitão que foi demitido por causa da ricassa Goldsax que quer ficar com toda a glória. Então o Capitão, eu e o M. Sanchez com o mapa em mãos, partimos para a localização do tesouro, um verdadeiro One Piece mobile! Mas, não sei como, a minha 350ª namorada e Goldsax acabam nos encontrando. 

Fula da vida por termos passado na frente, ela nos ameaça e oferece duas opções: Ou entregue o tesouro ou mais da metade do Miami Debugas que nunca é mencionado nessa versão do jogo por ter sido CORTADA Atualização: Me enganei aqui, ele não é mencionado em nenhuma versão do jogo. Não existe lugar físico, nem é mencionado em lugar nenhum.
 
Mas aí pensei na minha perícia de malandro e fui barganhar...


Dormammu, eu vim barganhar...

E no final acaba na famosa feijoada. As duas opções acabam no mesmo: Dando o tesouro de bandeja pra Goldlixo, você fica rico; Negociando as empresas da mulher a namorada continua contigo (apesar da grande babaquisse de escolher as empresas no lugar de uma vida humana). No final de tudo, temos 50 mil dólares no bolso! Eleito o maior pilantra de toda a Miami!!! A arte imita a vida.


Foi ótimo rejogá-lo depois de tanto tempo! O jogo continua sendo uma ótima experiência e super divertida.

Falando nisso, mas achei inadmissível um jogo chamado Miami Nights não ter BOATE e nem a MANSÃO gloriosa, como no jogo anterior. Lamentável!
 
ATUALIZAÇÃO:
Procurem pela versão 1.0.9 que é a final, com todos os ambientes, principalmente as boates. A que eu joguei na época (e a única em português e funcional) era a capada.

E pra quem quer procurar os 7 Anões/Duendes ou ver o jogo completo, aí estão dois vídeos que fiz para vocês. Aproveitem!
 
É uma pena que não criam mais jogos como esse...

Ficha técnica:

Título: Miami Nights 2: The City is Yours (Miami Nights 2: A Cidade é Sua)
Publicação: Gameloft
Desenvolvimento: Gameloft
Data de lançamento: 05 de Agosto de 2009
Plataforma: J2ME

Esta é a postagem 2 de 12.

Comentários

  1. Poderia deixar o link deste jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site: baixarjogosdiretonocelular.com. Jhosh.

      Excluir
  2. Ô Coração das Análises(não sei seu nome), lamento te informar que esse Miami Nights 2 que você jogou é desatualizado. Na versão atualizada(com 0,96mb de espaço), tem 6 locais no mapa(Pelican Island, Downtown, Ocean Drive, Little Havana, Coconut Groove e Key Biscayne), já a sua tem só 3, sem contar que muitas missões são puladas e excluídas. Se você pesquisar no YouTube o jogo vosmicê encontrará. Chamo-me Jhosh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu Jhosh, coração, eu esqueci de um local do mapa da versão atualizada, o Everglades, são 7 na verdade, pesquise que você encontrará, o Youtuber Bugungo tem vídeos desse jogo :-).

      Excluir
    2. Eu só encontrei versão com problema desse jogo, algumas só rodam com a tela deitada (como mostra nos prints) mas eu tenho uma vaga lembrança dessa versão com mais lugares. Obrigado por avisar, viu! Vou dar uma olhada nele

      Excluir
  3. Estou jogando agora esse game. Eu jogava muito esses da franquia no passado, são excelentes! A Gameloft em comemoração aos 20 anos da empresa criou um app reunindo alguns games Java, dentre eles, o Miami Nights 2 (e outros semelhantes).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz com o relançamento de vários jogos (infelizmente podaram os primeiros Asphalts e também os primeiros Miami Nights e Gangstar) porém pra quem não esperava ver esses jogos nunca mais, foi uma grata surpresa.

      Excluir
  4. tirou onda na analise. pode botar as localizações do anões? só me resta achar um, mas n tive sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também só me falta achar os anões, falta apenas 2

      Excluir
    2. Não é tão dificil encontrar, mas quando eu atualizar essa análise eu coloco aonde eu acho os anões porque de cabeça eu não me lembro.

      Excluir
  5. como eu consigo diminuir meu crime??? já tentei ajudar um mendigo e só perdi dinheiro kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu bem me lembro, acho que tem que ir pra delegacia limpar a ficha

      Excluir
  6. Olá , boa tarde me chamo Jean.
    Alguém
    Sabe dizer onde consigo baixar esse jogo atualizado.
    Já procurei em vários sites mais parece que tiraram a versão atualizada e em português.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

New York Nights 2: Friends For Life (2008)

Miami Nights - Single In the City (Análise)